Notícia
Excelente avaliação pela CAPES dos programas de pós-graduação do CERES
12/01/2026
Em 2025, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, avaliou os programas de pós-graduação do país, no que se refere ao quadriênio 2021-2024.
Nessa avaliação, os programas de pós-graduação do CERES conquistaram um resultado espetacular.
O GEOCERES (Mestrado Acadêmico em Geografia) saltou da nota 3 para a nota 5, que significa excelência no padrão nacional de qualidade e possibilita o programa a trabalhar para ofertar cursos de mestrado e doutorado.
O PPGHC (Mestrado Acadêmico em História dos Sertões) passou da nota 3 para a nota 4, que reconhece o bom desempenho em nível nacional e também proporciona o programa a trabalhar para ter cursos de mestrado e doutorado.
O GEOPROF (Mestrado e Doutorado Profissionais em Geografia) obteve a manutenção da nota 4, no sentido da consolidação do recém-aberto curso de Doutorado Profissional em Geografia, pioneiro no Brasil.
Desse modo, os programas de pós-graduação do CERES caminham no sentido da excelência em âmbito nacional. Uma vitória coletiva, mediante as ações das coordenações, dos servidores técnicos, professores e estudantes e o apoio incondicional da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG).